Os proprietários de veículos sabem da importância de pagar algumas taxas que são cobradas pelos órgãos de trânsito. Algumas dessas taxas, como o seguro automotivo, não são obrigatórias, no entanto algumas outras, como o IPVA SP 2024, são obrigatórias e devem ser pagas dentro do prazo estabelecido pelo órgão de trânsito daquele estado, com risco de multas e apreensão do veículo daqueles motoristas que não realizarem o pagamento.
Uma das principais taxas para os proprietários de veículos é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, que deve ser pago anualmente, de acordo com a tabela do IPVA e com o valor estabelecido por cada estado, que varia de acordo com o ano e com o valor venal do veículo.
2ª Via IPVA SP
A 2ª via do IPVA para veículos do estado de São Paulo pode ser emitida através de um site específico, que será explicado nos próximos tópicos. Quando o proprietário não consegue realizar o pagamento dentro do prazo estipulado pelo Detran, é necessário emitir uma nova via da guia de pagamento do IPVA SP, que pode ser paga de diversas formas diferentes.
Em São Paulo, o responsável pela cobrança do IPVA é o Detran, e caso o proprietário do veículo não consiga realizar o pagamento dentro do prazo estipulado, é necessário emitir a segunda via do IPVA SP, para manter o pagamento em dia.
Valor IPVA SP
O valor do IPVA dos veículos do estado de São Paulo é determinado pelo Detran SP, e varia de acordo com o valor venal do veículo e com a alíquota estabelecida para aquele ano. O valor pode ser consultado no momento da emissão da segunda via do IPVA.
Consulta da 2ª Via do IPVA SP
É possível emitir a segunda via do IPVA dos veículos registrados em São Paulo de forma simples e rápida através do site. Para realizar a consulta da segunda via do IPVA é necessário que o proprietário do veículo:
- Acesse o site do Governo do Estado de São Paulo para consulta do IPVA, que está disponível em: https://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/sc/pages/consultas/consultarDebito.jsf?param=36284;
- No campo “Informe o tipo de pesquisa”, selecione o tipo de documento que deseja usar (que pode ser o Renavam 2024 ou CPF);
- Preencha o campo com o número do documento escolhido;
- Selecione a opção “Emitir guia para o pagamento”;
- Após a emissão da segunda via do boleto para o pagamento, o proprietário do veículo pode realizar o pagamento usando esse boleto.
Pagamento IPVA SP
O pagamento do IPVA pode ser realizado de diversas formas, como:
- Através do boleto bancário (nos bancos do Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal);
- Por meio do cartão de crédito, método pelo qual é possível parcelar o IPVA;
- Através do Pix, usando o código da guia de pagamento do IPVA.
Antes de realizar o pagamento, é necessário verificar se o boleto de pagamento não está vencido, pois nesse caso é necessário emitir a segunda via do boleto do IPVA 2024.
Reply