Como Pagar IPVA 2022 pelo PIX: Regras (Passo a Passo)

Como Pagar IPVA 2022 pelo PIX – Todo ano, os proprietários de veículos devem pagar algumas taxas e impostos que são obrigatórios, e caso ele não pague pode receber multas, pontos na carteira de habilitação e até mesmo ter seu veículo apreendido. Um dos impostos mais conhecidos pelos motoristas é o IPVA. Para facilitar o pagamento dessa taxa, o departamento de trânsito disponibiliza diversas formas de Como Pagar IPVA 2022 pelo pix, a nova forma de pagamento disponibilizada pelo  Banco Central.

Como Pagar IPVA 2020 pelo Pix

Como Pagar IPVA 2020 pelo Pix

O que é o Pix

Pix é a forma de pagamento disponibilizada em 2020 através do Banco Central. Com essa forma de pagamento, é possível transferir valores entre duas contas bancárias (sejam elas do mesmo banco ou não) de maneira instantânea, sem ter que pagar taxas de transferência, como acontecia com a transferência via TED.

Por ser uma forma de pagamento instantânea, onde o dinheiro é debitado na conta no momento da transferência, esse método para pagamento vem sendo muito utilizado pelas pessoas, até mesmo para pagamento de contas, como o IPVA SP.

Formas de pagamento do IPVA

Para pagar a guia do pagamento do IPVA SP 2022 há diversas maneiras, como por exemplo:

  • Em terminais autoatendimento;
  • Em guichês dos caixas bancários;
  • Em Casas Lotéricas;
  • Através da internet, usando o site do banco;
  • Usando a forma de débito de forma agendada, disponível pelo aplicativo dos bancos;
  • Outros meios que podem ser oferecidos pelo banco (como o Pix).

✅ Saiba também como saber o Licenciamento Digital 2022

Como pagar o IPVA 2022 pelo Pix

Como mencionamos no início do texto, é possível utilizar o Pix para pagar as contas. Sendo assim, é possível pagar o IPVA utilizando a forma de pagamento Pix.

Com essa forma de pagamento, é possível pagar de forma rápida e prática, evitando atrasos no IPVA que podem resultar em juros, multas, pontos na CNH e até mesmo na apreensão do veículo.

✅ Saiba também como tirar o Nada Consta DETRAN SP 2022

Passo a passo para pagar o IPVA pelo Pix

Para pagar a guia do pagamento do IPVA usando o Pix, dessa forma evitando atrasos e multas, é necessário que o proprietário desse veículo:

  • Abra o seu aplicativo do banco (essa função não é disponível pelo site do banco, apenas pelo aplicativo, pois é necessário usar a câmera do celular);
  • Selecione a sua opção para “Pagamento”;
  • Há duas formas de reconhecimento da guia de pagamento do IPVA: a primeira é digitando os números que estão na guia de pagamento do IPVA. Já a segunda é fotografando o QR Code que está na guia de pagamentos;
  • Usando qualquer uma das duas formas de reconhecimento da guia de pagamento, na tela inicial do aplicativo do banco deverá aparecer os dados para o pagamento (como nome do proprietário do veículo);
  • Antes de confirmar o pagamento, o proprietário deve consultar esses dados. Em caso de dados errados, é necessário modificar esses dados antes de realizar o pagamento;
  • Selecione como forma de pagamento a opção Pix, confirmando o pagamento e finalizando a operação.

É recomendável guardar o comprovante de pagamento em local seguro, para possíveis eventualidades e imprevistos como o não processamento do pagamento do IPVA.

Reply