IPVA 2022 SP: Consulta, Tabela, Valor, Pagamento IPVA

Todo ano, os proprietários de veículos se preparam para os tributos anuansi veiculares, como taxa do licenciamento, seguro automotivo, DPVAT e IPVA 2022 SP. Algumas contas, como o seguro, são opcionais, mas outras, como o IPVA 2022 SP, devem ser pagas pelo proprietário para que o veículo receba autorização para circular em via pública.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo estadual cobrado todos os anos de proprietários de automóveis. É uma importante fonte de arrecadação, e para definir e receber o valor de arrecadação, sendo também responsável por determinar as formas e os prazos para o pagamento.

Todo o valor que é arrecadado com esse imposto é dividido entre o município e o estado, sendo revertido para melhorias para o motorista, como reconstrução de estradas, instalação de pontos de sinalização e outros.

ipva sp 2022

ipva sp 2022

IPVA 2022 SP

O valor do IPVA em São Paulo é definido anualmente pelo governo de São Paulo, e varia de acordo com o modelo do veículo, a alíquota proposta para aquele ano e com o valor venal do modelo. Anualmente, esse valor é reajustado, e pode ser consultado no site do Detran, para que os proprietários dos veículos possam realizar esse pagamento, usando cartão de crédito, boleto bancário e até mesmo Pix.

Em todo o território nacional, o pagamento do IPVA é um pagamento obrigatório. No entanto, para o Governo do Estado de São Paulo, além de ser um imposto obrigatório para poder circular com o veículo, sem o IPVA pago (nem que seja apenas a primeira parcela) o proprietário não consegue realizar nem o licenciamento 2022 SP de seu veículo.

Além disso, no estado de São Paulo, alguns veículos são isentos desse imposto, como:

  • Proprietários de taxis
  • veículos de PCD
  • Veículos com mais de 20 anos de idade

Consulta IPVA 2022 SP

Para realizar a consulta do valor do IPVA de seu veículo, você precisa ter em mãos o número da placa e do RENAVAM do seu automóvel (que podem ser encontrados na documentação de licenciamento do veículo). Com esses dados em mãos, é necessário que o proprietário:

  • Acesse o site do Contribuinte do Governo do Estado de São Paulo, disponível em: https://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/;

    Consulta IPVA SP 2022

    Consulta IPVA SP 2022

  • No campo “Informe o tipo de pesquisa”, selecione qual número de documento deseja usar. Selecione a opção CPF caso tenha apenas um veículo vinculado ao seu CPF ou RENAVAM caso tenha mais de um veículo vinculado ao seu CPF (como um carro e uma moto);
  • Preencha o campo com o documento escolhido (CPF ou RENAVAM);
  • Selecione a caixa de seleção “Não sou um robô”;
  • Caso o IPVA do veículo já esteja disponível para pagamento, irá aparecer nessa página a opção “Emitir guia para o pagamento”;
  • Após a emissão da guia de pagamento (o boleto), o proprietário do veículo pode realizar o pagamento usando essa guia.

Valor do IPVA 2022 SP

Como falamos anteriormente, o valor do IPVA varia de acordo com o estado e com o ano, sendo reajustado anualmente, de acordo com o governo do estado e com o valor venal de cada veículo (que consta na tabela FIPE). O IPVA é calculado da seguinte forma:

  • Valor do IPVA = Valor venal do veículo x Alíquota para aquele tipo de veículo

O Governo do estado de São Paulo definiu que para esse ano, as alíquotas a serem aplicadas nos valores dos veículos devem ser as mesmas dos anos anteriores. Dessa forma, as alíquotas serão as seguintes:

  • Para picapes que possuam cabine dupla: alíquota de 4% sobre o valor venal do veículo;
  • Automóveis terrestres que sejam movidos à gasolina (ou biocombustíveis): 4% sobre o valor da tabela Fipe;
  • Automóveis terrestres que sejam movidos somente à álcool (ou gás ou eletricidade): 3% sobre o valor da tabela Fipe;
  • Motocicletas, quadriciclos e veículos utilitários com cabine simples: 2% sobre o valor da tabela Fipe;
  • Caminhões (independente do modelo): 1,5% sobre o valor da tabela Fipe.

O valor exato de cada IPVA pode ser consultado conforme mostrado no tópico anterior, lembrando que o valor venal do veículo diminui de acordo com o ano, e se as alíquotas se manterem as mesmas dos anos anteriores, a tendência é que o valor do IPVA diminua.

Valor IPVA SP 2022

Valor IPVA SP 2022

Lembrando que além do IPVA, o proprietário do veículo também deve efetuar o pagamento do DPVAT 2022 SP e das multas do ano anterior para receber o CRPV do veículo.

Tabela IPVA 2022 SP

O IPVA pode ser pago de forma parcelada (com o cartão de crédito ou com o carnê de parcelas) ou de forma à vista (em que há um desconto que varia de acordo com o ano). O proprietário do veículo deve estar atento à tabela de pagamento do IPVA, pois ela traz as datas de pagamento desse imposto.

A data para quitar o tributo será definida utilizando como referência o último número da placa do veículo, sendo que a tabela de pagamentos é iniciada com os veículos com o último número da placa igual a 1, e é encerrada com os veículos com o último número da placa igual a 0.

Pagamento 2022 SP

O tributo poderá ser quitado de várias formas, seja a forma de pagamento parcelada ou à vista. O proprietário pode escolher a forma que seja mais conveniente para si, desde que realize o pagamento dentro do prazo estabelecido pela secretaria da fazenda. Atualmente, é possível pagar o IPVA de diversas formas, como:

  • Casas lotéricas, agências bancárias, aplicativo ou site do banco (portando a guia de pagamentos do IPVA, que pode ser emitida no site conforme mostrado anteriormente);
  • Casas lotéricas e agências bancárias (Banco do Brasil, Bradesco ou Caixa Econômica Federal), portando apenas o número do RENAVAM do veículo;
  • Pix (utilizando o código da guia de pagamentos);
  • Cartão de crédito (usando essa forma é possível parcelar o valor pago).

Se o proprietário atrasar o pagamento, é necessário emitir uma segunda via, através do site de consulta de débitos, como foi mostrado anteriormente. Com o novo carnê em mãos, atualizado, o proprietário poderá quitar a dívida em atraso.

Reply