Licenciamento Atrasado SP 2022: Consulta, Tabela, Como pagar

Licenciamento Atrasado SP 2022 – Quem tem veículo sabe que todo ano são cobradas algumas taxas, para que aquele veículo possa trafegar em via pública de forma regular, sem o risco de multas e penalidades. Algumas taxas são obrigatórias, como é o caso do licenciamento, uma taxa anual que deve ser paga por todos os motoristas. No entanto, se por alguma intercorrência o motorista não puder pagar esse licenciamento dentro do prazo estipulado pelo departamento de trânsito de seu estado, esse motorista pode realizar o pagamento atrasado, mas com juros, e risco de multa caso seja parado por guardas de trânsito enquanto dirige com o Licenciamento Atrasado SP 2022.

Além disso, sem o licenciamento pago não é possível realizar o pagamento do IPVA 2022 SP, acarretando em mais uma infração de trânsito.

Licenciamento Atrasado SP 2022

Licenciamento Atrasado SP 2022

Licenciamento atrasado – o que fazer?

Caso o seu licenciamento esteja atrasado e você mora no estado de São Paulo, não se desespere: é possível resolver essa pendência através do site do DETRAN, de forma rápida e prática. Para regularizar a situação do veículo, o motorista com o licenciamento atrasado precisa:

  • Acessar o site do DETRAN do estado de São Paulo, disponível no site: https://www.detran.sp.gov.br/;
  • Realize o login no site do DETRAN, na aba “Entre ou cadastre-se” (caso não possua uma conta DETRAN, crie uma selecionando a opção “Cadastre-se”);
  • Selecione a opção “Veículos”
  • Selecione a opção “Solicitação Licenciamento CRLV Digital”;
  • Selecione a opção “Faça pela internet”;
  • Selecione a opção “Enviar código de confirmação”;
  • Insira no campo “Código de confirmação” o código recebido por SMS no número cadastrado em sua conta do DETRAN;
  • Após fazer essa solicitação de licenciamento, realize o pagamento do licenciamento.

Após o pagamento, o DETRAN SP leva alguns dias para processar o pagamento e liberar o licenciamento do veículo. Essa forma de solicitação só é válida caso o licenciamento esteja atrasado há menos de dois anos, pois para períodos superiores a dois anos é necessário solicitar que o sistema de pagamento seja desbloqueado, bastando ligar para o número 0800-170-110 e solicitar esse desbloqueio.

Multa do licenciamento atrasado SP

No estado de São Paulo, os veículos que trafegam com o licenciamento atrasado (e consequentemente o IPVA atrasado) devem pagar multas no valor de R$293,47, com sete pontos na CNH, além de juros no valor de:

  • 0,33% do valor a cada dia atrasado, até chegar a 20% do valor.
  • Caso o pagamento não seja realizado, e o motorista seja inscrito em dívida ativa, o valor dos juros passa a corresponder a 40% do valor total do licenciamento.

Como Pagar Licenciamento Atrasado SP

Como mencionado anteriormente, para pagar o licenciamento com até dois anos de atraso, é necessário:

  • Realizar a solicitação do novo licenciamento;
  • Pagar a nova taxa de licenciamento (com juros) em alguma agência bancária;
  • Esperar que o pagamento seja processado e o licenciamento seja emitido.

Lembrando que para licenciamento atrasado há mais de dois anos, antes de fazer essa solicitação é necessário solicitar o desbloqueio pelo telefone, conforme mostrado anteriormente no texto.

Reply