Multa Renainf SP 2022: Como Consultar, Recorrer à Multa

Você sabe o que é a Multa Renainf SP 2022? Atualmente, independente do perfil do motorista, é muito comum que infrações de trânsito aconteçam. Até porque, por mais cuidadosa que a pessoa seja, em muitos lugares as regras da via não são muito claras.

Neste breve artigo você vai conhecer tudo sobre a Multa Renainf SP 2022, como consultar e claro, como recorrer. Vamos lá!

Multa Renainf 2022

Multa Renainf 2022

O que é Multa Renainf 2022?

Em resumo, o registro de multas RENAINF tem a função de registrar todas as infrações de trânsito. Dessa forma, independente da forma que você leve a multa, esta chegará até você através do Detran SP.

Ou seja, é uma forma de facilitar o acesso às informações do motorista e consequentemente fazer com que a multa chegue até o destinatário.

Ficou alguma dúvida? Se você condutor levou multa no Rio de Janeiro, porém, vive em Curitiba. Através do Renainf o órgão responsável consegue atuar você e fazer com que a multa chegue até independente de onde você esteja.

✅ Saiba também como realizar a Consulta CNH SP 2022

Como Consultar Multa Renainf?

Com a finalidade de consultar a Multa Renainf, em primeiro lugar você precisa saber qual órgão atuou. Ou seja, qual instituição foi a responsável por aplicar a multa para você, seja a Polícia Rodoviária, radares municipais, etc.

Descobriu? Agora que você conhece o órgão autuador, você precisa acessar o mesmo e inserir os dados necessários para realizar a consulta. No estado de São Paulo, por exemplo, essa consulta pode ser feita através da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

✅ Saiba também como acessar e utilizar o Site DETRAN SP 2022

Além disso, você possui 3 formas de efetuar a consulta de multas, independente do estado, são elas:

Quanto tempo leva para a Multa Renainf aparecer?

Segundo a lei, o órgão autuador tem até 30 dias para registrar a multa no sistema. Posteriormente, após o registro no sistema, o mesmo fará 3 tentativas para conseguir entregar a notificação até você.

Caso a multa não chegue até você dentro dos 30 dias, a mesma será notificada no Detran do seu estado. Porém, caso chegue, você tem até 15 dias para regularizar a situação efetuando o pagamento da multa ou recorrendo à multa.

✅ Veja também como efetuar a consulta de multas Bradesco.

Como recorrer da multa Renainf?

Hoje em dia é possível recorrer à multa Renainf de duas formas. Em primeiro lugar, é possível utilizar a defesa prévia. Em segundo lugar, você pode optar pelo recurso em 1º ou 2º instância.

Para quem deseja utilizar o recurso, na primeira instância você deve enviar um recurso para o JARI. Caso a mesma não seja aceita, você tem mais uma chance através da 2º instância.

✅ Confira também como efetuar a Consulta IPVA 2022 SP.

Neste caso, o ideal é que você não perca nenhum prazo para a realização do recurso através do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

Reply