RENAVAM 2022 SP: Consulta IPVA, Chassi, Multas, DPVAT

Assim como nós possuímos um documento de identificação (como o CPF), com o veículo a mesma coisa acontece. O Número de RENAVAM SP 2022, que é um documento que reúne as principais informações do carro, descrevendo as características do carro, número da placa, licenciamento, multas e outros.

O RENAVAM SP 2022 é emitido logo após o emplacamento do carro, e ele possui um código numérico de identificação. Esse código pode ser usado para consultar informações sobre o veículo, como multas, dívidas em aberto (como licenciamento e IPVA), que podem ser informações extremamente necessárias quando um comprador está interessado em comprar um veículo seminovo.

RENAVAM SP 2022

RENAVAM SP 2022

Consulta RENAVAM 2022 SP

O RENAVAM pode ser consultado somente no CRLV, documento de licenciamento impresso, conhecido como licenciamento do veículo, no topo do documento. O código do RENAVAM se inicia com “00” e contém onze caracteres.

Em alguns estados, atualmente o CRLV é emitido somente de forma digital, como ocorre no estado de São Paulo. Nesse caso, o CRLV-e (nome que é dado ao licenciamento na versão digital) também traz o RENAVAM no topo da página, e assim fica ainda mais fácil de localizar, pois para localizar basta abrir o documento no computador e apertar as teclas CTRL +F, e digitar “RENAVAM”.

✅ Confira também os valores e as datas de pagamento da tabela IPVA SP.

RENAVAM pela placa do veículo

Como o RENAVAM é um documento extremamente importante e com informações muito importantes e pessoais sobre o veículo, e por isso não é possível consultar o número do RENAVAM utilizando a placa do automóvel.

Renavam pelo Chassi

Como citamos anteriormente, o RENAVAM é o documento de identificação do veículo, como se fosse o nosso CPF, e por isso ele não pode ser consultado de qualquer forma, para garantir a segurança para o proprietário do veículo. Portanto, também não há como consultar o RENAVAM usando o chassi do veículo de forma oficial, através do site do DETRAN SP.

Como usar o RENAVAM para consultar débitos e multas do veículo

Caso você precise consultar os débitos de seu automóvel, é necessário que você apresente o número da placa e do RENAVAM do automóvel. Para consultar, basta:

  • Acessar o site do DETRAN, disponível em: https://www.detran.sp.gov.br/;
  • Selecione a opção “veículos”;
  • Selecione a opção “Pesquisa de débitos e restrições”;
  • Selecione a opção “Veículo de terceiros”;
  • “Débitos, restrições e vistorias”;
  • O site irá abrir uma página com todas as informações do veículo, mostrando se há dívidas, como IPVA atrasado, multas em aberto, restrições veiculares, licenciamento e outros.

Essas informações são muito importantes caso você esteja pensando em comprar um veículo seminovo, para evitar comprar um veículo que venha com dívidas e problemas.

✅ Saiba também como fazer o simulado DETRAN SP para se preparar para o exame de habilitação de condutor.

Para obter o RENAVAM do veículo seminovo que deseja comprar, basta entrar em contato com o vendedor do veículo, e solicitar o número do RENAVAM.

Reply